Comunidade

SOBRE A NOSSA RUA

No coração da maior metrópole do continente americano encontra-se um pequeno oásis em forma de rua. É a Pernambuco, uma quadra de cerca de 200 metros de extensão, 18 edifícios e 5 casas. Graças ao pouco trânsito de carros, às largas calçadas e à beleza da arquitetura de seus prédios é considerada uma das melhores ruas de Higienópolis para se morar. Ao lado da Praça Vilaboim e da Faap, é um lugar com aquela rara combinação de tranquilidade e movimento ao mesmo tempo.

 
 
 

 

CONHEÇA A EQUIPE VOLUNTÁRIA

Este é o time que assumiu a AMP em 01 de setembro de 2019, para cumprir dois anos de mandato.



LÚCIO NASSARO

Diretor Presidente

Lúcio é coronel da reserva da PM, professor de Filosofia e escreve sobre Política e Ética. Gosta dos anos 60 e de cozinhar para os amigos. Está feliz de poder compartilhar com os vizinhos sua vasta experiência na área da segurança.



YARA PERES

Diretora-Secretária

É jornalista e vice-presidente da CDN, agência de comunicação. Está no bairro há 7 anos e é apaixonada pelo charme dos seus cafés e restaurantes.



PEDRO ANDRADE

Diretor Vice-presidente

É advogado, amante de boa música, de cinema e dos passeios pelas ruas arborizadas de Higienópolis.

 



CAMILLA SALLES

Diretora Executiva

Camilla é estilista e artista plástica! Apaixonada pelo Bairro e sua arquitetura, onde vive há 12 anos... Acredita que através das conexões e da integração, é possível construir grandes laços e beneficiarmos uns aos outros!



CAROLINA NERY

Diretora Executiva

Nasceu em Higienópolis, viajou pelo mundo por muitos anos e voltou pro bairro carregando sua família. Espera poder participar ativamente da vida da comunidade AMP e, aos poucos, introduzir as crianças nessa rede bonita.



CARMEN NERY

Diretora Executiva

Carmen é advogada, nasceu no bairro e daqui nunca saiu. Acredita que mesmo com a vida corrida, vale a pena dedicar um pouco de tempo para a vida em comunidade.

 



RÚBENS SCAFF

Diretor Executivo

.



FELIPE CAMPAÑA

Diretor Executivo

Publicitário nascido no bairro, formado pela FAAP e hoje mora na Rua Pernambuco.  Aprecia Higienópolis por sua arquitetura, cafés, parques e pela comunidade ocupar as ruas.



RAFAEL REZENDE

Diretor Executivo

É administrador de empresas pela FGV, formado no colégio Rio Branco e morador da rua há 4 anos. Casado, pai de duas filhas e dois cachorros que adoram andar pela rua Pernambuco.

PALAVRAS DO PRESIDENTE

Amigos vizinhos e associados, bem vindos. Sou Lúcio Nassaro, presidente da atual gestão da AMP, eu e a equipe que integro com Pedro Andrade, Yara Peres, Camilla Salles, Carolina Nery, Natani Consolo, Felipe Campaña, Rúbens Scaff, Rafael Rezende e Conselheiros Fiscais Agar Grossi, Sérgio Loeb e Donato Espósito damos boas-vindas a todos.

Agradeço a cada um o tempo precioso que dedicam à nossa comunidade.

Vivemos todos em uma grande cidade com inúmeros desafios reais, tangíveis: violência, trânsito, falta de poder público, alagamentos, quedas de árvores etc, dificuldades urbanas que já as primeiras cidades, que surgiram na Mesopotâmia, enfrentaram, a julgar os textos cuneiformes em argila disponíveis em museus.

​No entanto, no nosso tempo, mesmo para quem ama viver nas melhores cidades, bairros e ruas, surgem desconcertantes novos desafios no plano simbólico, psicológico, intangível, pois vivemos em época justamente em que novas tecnologias fazem com que trabalhemos mais e transformam nossas velhas e confortáveis amizades presenciais em amizades virtuais, quase desaparecidas sob rápidas e curtas trocas de textos.. estamos todos texting.. e junto com a escrita à mão, parece que estamos perdendo algumas habilidades e reflexos do trato pessoal, as expressões faciais, o calor da voz próxima, modulada etc.

O resultado parece ser o depressivo isolamento. Um progresso para o pior como o famigerado copinho de plástico usado no lugar da boa e velha chícara de porcelana.

Mas há boas notícias: há uma silenciosa movimentação solidária que começa a surgir à nossa volta: Livros deixados em transporte público para servirem a outros, associações de vizinhos para cuidar de praças, crowdfunding para iniciativas sociais, empresas B (ecológicas), geladeiras velhas usadas como estantes públicas em parques, trabalho voluntário, a prática do "café suspenso”, grupos de WhatsApp para apoio mútuo, flash mobs engajados etc. De fato, está ganhando realidade um “Pensar Global e agir Local” e todo um conjunto de iniciativas que prefiro chamar de uma nova “humanização da vida”.

Para o pessimista, pode parecer uma reação inútil, uma ingenuidade, uma utopia recuperar o sentimento de comunidade em meio à avalanche de novas tecnologias que nos dão autonomia e nos afastam do contato físico, no entanto, estas iniciativas solidárias acima se fundam em natureza profunda, ancestral, escrita em nosso DNA: se prestarmos atenção, aqueles jovens que consultam a todo momento as redes sociais, eles estão, na realidade, acelerando a comunicação com outras pessoas, estão comunicando mais, ou seja: com mais frequência e maior número de interlocutores como jamais aconteceu na história!

Sim, porque nunca vamos deixar de sermos seres sociais, o Zoom Politikon, como dizia Aristóteles no seu livro A Política, que vivem juntos não somente para viver, mas para viver bem! E de fato, temos que confessar que viver bem é viver bem acompanhado.

Nossa gestão sabe que a AMP tem como prioridade a SEGURANÇA das famílias, mas o diferencial da nossa gestão é que acreditamos que há um grande potencial de solidariedade em nossa rua, inscrito na natureza de cada um e que espera apenas as iniciativas inteligentes para se manifestar! Acreditamos que a segurança será enormemente beneficiada pela solidariedade e mútuo apoio entre os vizinhos, mas também que esta solidariedade, este sentimento de pertencimento a uma comunidade local trará ainda outras melhorias e benefícios para todos, pois não basta viver, é preciso viver bem!

 

EVENTO MAIS RECENTE

1º Primaverão em 01 de dezembro de 2019!